segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Estilo de Vida do Discipulador

☺ Leia com atenção a passagem bíblica abaixo. Enquanto
você lê, tente se achar no texto. Onde você é descrito?

Texto Básico: Ef 4.11-16
"Foi ele quem 'deu dons às pessoas’. Escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isto para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos chegaremos à unidade na nossa fé e no conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras, pois cresceremos até alcançar a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Estas, por meio de armadilhas, levam os outros por caminhos errados. Ao contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo para alcançar a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. E o corpo todo debaixo do poder de Cristo fica bem ajustado, e todas as partes ficam ligadas entre si por meio da união de todas elas. Porque quando cada parte trabalha bem, o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor."

I – Aonde Você se Encontra?

1.1.  Pessoas Mencionadas no Texto

  Servos Maduros
  • São aqueles chamados de "apóstolos", "profetas", "evangelistas", "pastores" e "mestres".
  Cristãos Maduros
  • São aqueles que estão alcançando a "altura espiritual de Cristo"
  Crianças
  • São aqueles que são arrastadas pelas ondas e empurradas por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas.
  Estas foram algumas das categorias mencionadas no texto. Em qual delas você se encaixa neste momento?
Provavelmente, você se encaixou em algum lugar entre a segunda e a terceira categoria. Você não é exatamente uma criança, mas também não diria que é um cristão maduro. Há uma quarta categoria neste texto que talvez defina precisamente sua atual condição, que são as "juntas"

  “União” = “Juntas” = “Ligamentos” (Ef 4.16)
“Do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”  ARC
  • Às vezes tendemos a pensar que "pastores de tempo integral" são os únicos ministros, mas isso não é o que está escrito em Efésios 4.11-16.
  • Aqueles que são mais maduros devem se tornar os SERVOS do Corpo de Cristo. (dispostos a discipular outros membros para o amadurecimento em Cristo)
  • Os membros desse corpo devem ser elementos de união, ou juntas, ligamentos.
  E o Aurélio?
·         Ligamento = Estrutura constituída por tecido fibroso, forte, que se insere, pelas extremidades, em ossos ou cartilagens, constituindo, assim, meio de UNIÃO de articulações ou de partes ósseas ou cartilaginosas" (Dicionário Aurélio)

II – Você é um meio de União (Junta, Ligamento)

  Qual é a realidade da IASD em relação ao Discipulado?
·         Por séculos o Corpo de Cristo tem sofrido por ignorar o ensinamento de Paulo neste texto. A igreja tem sido como os "ossos secos" que Ezequiel viu no capítulo 37.1-6:

2.1.  A Igreja tem sido um “vale de ossos secos” (Ez 37.1-6)
"Eu senti a presença poderosa do Eterno, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos. Então o Eterno me disse: ­Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: - Senhor Eterno, só tu sabes se podem ou não. Ele disse: - Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do Eterno. Diga que eu, o Senhor Eterno, estou lhes dizendo isto: 'Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês
ficarão sabendo que eu sou o Eterno.”

  Qual a maior necessidade da igreja?
De servos maduros, de cristãos maduros, de crianças, ou de ligamentos (juntas)? De que os “ossos secos” (membros inertes, sem vida) precisam?
·         Precisam de “tendões e músculos”

  Discipuladores a maior necessidade da igreja
·         A maior necessidade da igreja é de alguém que esteja disposto a unir-se a um outro membro criando uma relação de amor a ponto de conseguir dar vida novamente a este membro
·         Você talvez não possa ser um apóstolo no momento (um servo maduro), mas certamente você pode ser este elemento de união, este ligamento. Você pode ajudar um outro cristão - agora mesmo!

  Discipular o primeiro passo na vida de um crente
  • Na verdade, este deveria ser o primeiro passo na vida de todo crente “ide, fazei discípulos”
2.2.  A igreja precisa detectar os “ossos secos”

  Uma história verídica:
Max é um bom cristão que estava servindo ao Senhor de maneira exemplar quando nos conhecemos. Eu notei que ele caminhava mancando. Quando ele queria levantar-se e conversar comigo, ele sempre se apoiava contra a parede ou segurava o meu braço. Com muito tato eu perguntei: "Max, qual é o problema com sua perna?" Ele respondeu: – “Há alguns anos minha perna foi atacada por uma doença que destruiu os ligamentos em meu tornozelo. Os ossos estão bem, mas todo o apoio que existia para esses ossos se foi. Os ligamentos não me dão nenhum apoio. Eu adorava correr, agora eu só posso mancar."

  Na sua igreja existem “Max”
·         Existe em sua igreja algum "Max" que manca porque nunca lhe foi providenciado um "ligamento"?
·         Talvez você mesmo esteja escutando isto e pensando: "Eu sou assim. Eu estou mancando em minha vida cristã porque ninguém investiu tempo para me dar apoio quando eu me converti." Se esse é o seu caso, então você está aprendendo a importância de ser um ligamento em sua igreja.

2.3.  A igreja sem “tendões e músculos” (Discipuladores)
  • Dois problemas ocorrem quando os ligamentos não estão funcionando apropriadamente:
1.    O osso fica sem ligação com o restante do corpo
2.    O próprio ligamento fica fraco, doentio e sem utilidade.

III – Discipular é o Primeiro Sinal de Amadurecimento

3.1.  Qual a característica principal de um bebê espiritual?

  Preocupar-se unicamente com suas necessidades
  • Um bebê recém-nascido está preocupado unicamente com suas próprias necessidades. Ele chora quando está molhado e quando está com fome. Ele não oferece nenhum apoio para os outros da família. Essa é uma das características da criança.
3.2.  Quanto tempo precisa para se tornar um discipulador?
Lembrei-me de quando meu primeiro neto nasceu. Os pais de Natã tiveram muito trabalho para satisfazer suas necessidades. Alguns anos depois, chegou a irmazinha Ruth. Imediatamente Natã queria ajudá-la. Nós tiramos uma foto dele, antes ainda dos três anos, segurando orgulhosamente a mamadeira dela e dando de mamar a ela.

  Será mais rápido do que pensa
  • É muito interessante observar a rapidez com que uma criança cresce do primeiro estágio para o segundo. Os pais podem pensar: "Esta criança é muito nova para alimentar a outra!" Ainda assim, deve-se confiar essa responsabilidade a ela. E por meio de atividades como essas que a maturidade aparecerá na vida dela.
  Será que você já está preparado para ser um Discipulador?
  • Seria capaz segurar uma mamadeira espiritual e alimentar outro membro em sua igreja?
  • E claro que você está! E essa atitude é vital para seu próprio crescimento. IV – A Importância do Discipulado
4.1.    Discipular é vital para seu próprio crescimento
"Você será a mesma pessoa que é hoje daqui a cinco anos, exceto pelas pessoas que você terá encontrado e os livros que terá lido". (Ditado popular)

☺ Das duas alternativas acima, qual propiciará um efeito muito mais profundo em sua vida?
·         As pessoas que você discipular é fará grande diferença na sua vida

  Você se tornará sensível à voz do Senhor
·         Discipular alguém irá tornar você sensível à voz do Senhor.

  Você verá mudanças em sua própria vida
·         Por meio da experiência de seus encontros, você verá mudanças significativas em sua própria vida.
·         Aprofundar-se na vida cristã juntamente com o discípulo provocará um crescimento significativo na sua vida.

4.2.    Discipular é vital para a vida de sua igreja
·         A não ser que todos os ligamentos estejam unidos, sua igreja se tomará um monte de ossos secos. Ela se tomará inflexível na aparência ou nos hábitos e morrerá.
·         O coração de igreja está no fato de seus membros se tomarem responsáveis um pelo (e para o) outro.

V – O que fazer para o discípulo reagir positivamente

5.1.  Clamar pelo Espírito Santo – Intercessão
  • A vida no Reino de Deus deve ser gerada pela ação do Espírito Santo no espírito do crente. 
5.2.  Leva-lo a ter Cristo como Senhor e Salvador
  • A primeira coisa a saber é se o discípulo aceitou verdadeiramente a Cristo como Salvador e Senhor .
5.3.  Leva-lo a ter uma nova vida em Cristo
  • Você não pode esperar que um cadáver mostre sinais de vida. Você tem que leva-lo a nascer de novo, a ter uma nova vida em Cristo
  Não pode estar "morto em pecados"
  • Estar “morto em pecados” é uma das razões pela qual pessoas que se dizem cristãs não reagem como se espera.
  Não pode estar "vivo para o pecado"
  • Estar "vivo para o pecado" também pode ser a causa da falta de reação do discípulo.
5.4.    Leva-lo a não resistir ao Espírito Santo (At 7.51; Ef 4.20-32; 1 Ts 5.19, Ef 5.18)

  • As Escrituras nos dizem que o cristão pode resistir (rejeitar), entristecer, apagar (atrapalhar) ou estar cheio do Espírito Santo
  • Será que o discípulo está resistindo, entristecendo ou apagando o Espírito?
  • A primeira reação daqueles que pecam é fugir de Deus. Veja se ele está fazendo o mesmo!
Apelo:

☺ Será que esses ossos podem ter vida de novo? (Ez 37.5-6)
“Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Eterno.”

Que Deus cumpra esta promessa o mais rápido possível. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário